domingo, 11 de dezembro de 2011

Como Escolher um Filhote de Cachorro



A companhia de um cãozinho é muito gratificante e pode trazer muita alegria para as pessoas e para a família, principalmente para as crianças. Mas, antes de se decidir, convém observar algumas regras básicas, que poderão ajudá-lo nesta importante tarefa que é a de escolher mais um membro para sua família:

Filhotes de Dálmata 
1 - Qual a finalidade? Cão de Serviço, de Guarda, de Companhia, Guarda Pessoal ou Territorial. Se for para guarda e companhia deve-se ser mais rigoroso quanto ao temperamento. Para guarda territorial a escolha deverá ser para um animal macho. A fêmea deverá ser escolhida para guarda pessoal por ser mais ciumenta.

2 - Qual o sexo? Praticamente para todas as raças o macho, quando adulto, é mais rústico, mais pesado e menos dado a brincadeiras enquanto que a fêmea é mais dócil, meiga e ciumenta.


Filhotes de Spitz Alemão Anão

3 - Com "pedigree" ou sem?  O "pedigree" de um cão é uma garantia quanto à origem do animal. Em outras palavras é um registro oficial de que aquele animal possui todas as características da raça dos pais.

Filhotes de Shih Tzu
4 - O que observar? Manchas no peito, nas patas e quinto dedo (unha): verifique com o padrão da raça, algumas permitem outras não. Falta de testículos no macho. Timidez e medo de barulho. Surdez ou cegueira. Cães magros ou raquíticos. Filhotes que não deitam com as patas para trás: pode ser má formação das articulações coxofemurais.

5 - Qualidades!  Filhotes que tenham bom temperamento, alegres, brincalhões, espertos. Observe-o com os outros filhotes. Faça algum barulho forte, não escolha os medrosos. Veja se têm boa movimentação com todas as patas e tenham um bom desenvolvimento ósseo. Estejam sem vermes e sem erupções no ventre, sem corrimento nos olhos e principalmente sem diarréia. Nunca escolha um filhote sem apetite, amuado e triste. 
Filhotes de Bernese Mountain
6- Que raça escolher? Fale com um veterinário de confiança. 
Diga tudo sobre você, sua família e sobre o lugar onde você mora. 
Diga a ele o que espera do mais novo membro da sua família. Ele poderá te indicar a melhor raça que se adapta ao seu estilo de vida!


7 - Uma das mais importantes dicas: não se esqueça que o filhote um dia será um adulto! Após a compra, não se esqueça, leve-o ao Médico Veterinário e faça um PetAmiguinho feliz!!!

Um comentário: